Onde devo estar para divulgar meus produtos?

O crescimento vertiginoso das redes sociais na América Latina

Facebook tem 900 milhões de usuários em todo mundo. No Brasil Facebook tem 37 milhões de usuários esse número vai estar desatualizado assim que eu termine esta publicaçao.

O Facebook, que afirma ter 800 milhões de usuários ativos, tem o mesmo número de pessoas que o total da internet em 2004, de acordo com estudo da Royal Pingdom. Neste ano, a população da internet era de 757 milhões. A empresa afirma que a rede social possui mais usuários ativos, ou seja, que acessaram se conectaram no site nos últimos 30 dias, do que a população da Europa com a Rússia tem população de 727 milhões. O número de usuários ativos do Facebook, segundo o estudo, é 38% de todos os usuários da internet no mundo, 87% de toda a Ásia, 168% da Europa, 294 % da América do Norte e 370% da América Latina.

Christian D. Doyle, professor de tecnologias da informação da Universidade Austral, na Argentina, explica que “o objetivo principal das redes sociais virtuais é o de agrupar indivíduos com necessidades semelhantes, sejam elas profissionais, sentimentais, sociais, lúdicas etc. Em outras palavras, tudo depende da rede da qual o indivíduo participa. Portanto, de forma gratuita e bastante econômica, as redes ajudam seus membros a conseguir o que procuram ou aquilo que desejam”.

Orkut, com 85 milhões de usuários globalmente, tem 50,6% deles no Brasil, pouco mais de 43 milhões. Números de julho da comScore, outra empresa que mede audiência na internet, mostram o Orkut com 36 milhões de brasileiros. Os números caem continuamente se tratando de Orkut, mas leve em consideração os milhões de usuários que permanecem nesta rede.

A rede social Google+ apresentou redução de 5,5% no número de usuários nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa da consultoria Experian Hitwise. Lançada no final de junho, a rede social do Google é um dos principais rivais do Facebook, que conta com 900 milhões de usuários.

De acordo com a pesquisa, o Google+ teve 1,16 milhão na semana encerrada no dia 27 de agosto após apontar leve crescimento de 2,6% na semana anterior. Na metade de julho, com pouco mais de 15 dias de vida, o crescimento de usuários chegou a 283% nos Estados Unidos.

O tempo gasto pelos usuários no Google+ também está reduzindo nos Estados Unidos. O tempo médio de navegação no site, segundo a Experian Hitwise, é de 5 minutos e 47 segundos, medido na semana de 27 de agosto, crescimento de 4% em relação a semana anterior. Entretanto, o maior tempo médio gasto no Google+ foi registrado na semana de 16 de julho, de 5 minutos e 50 segundos. O Google+, segundo a comScore, tem 20 milhões de usuários.